Seja bem vindo ao meu blog!!!!

Seja bem vindo ao meu blog!!!!

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Studio de RPG e Pilates

Nos grandes centros urbanos, o valor do metro quadrado comercial é muito valorizado, por isso o projeto para este espaço, voltado para melhorar a qualidade de vida das pessoas, precisou ser milimetricamente calculado.

Este studio de RPG e Pilates foi projetado para ocupar duas salas que somam 50m² e como será possível notar através das fotos, os aparelhos utilizados nestas atividades não são nada pequenos.

Mas a grande ousadia deste projeto foi a pintura da parede da recepção. Eu e a proprietária queríamos algo diferente e informal e pensamos na mesma coisa: Listras...... A decoração usou como base o branco e outras duas cores, o verde e o azul. Todas elas com a função de tornar o ambiente mais relaxante e prazeirozo ao paciente.
A recepção

Parede com listras em tons de verde e branco.

O balcão precisou ser feito sob medida, pois o espaço era muito pequeno.


Sala 1
Sala 2


segunda-feira, 6 de julho de 2009

Jardim Botânico de Niterói


Jardim Botânico de Niterói - foto: Ana Rosa Vilella da Silva

Quando estava terminando o curso de Arquitetura e Urbanismo na UFF, em 2002, considerei o fato de ter tido a oportunidade de estudar numa universidade pública e optei por dar um retorno a sociedade sob a forma de um projeto real que seria desenvolvido como meu trabalho final de graduação. Como sentia grande afinidade pela área do paisagismo, tive a idéia de projetar a revitalização do "Horto" da minha cidade, conhecido como "Horto do Fonseca". Na época, achava que o tal Horto era simplesmente um parque, onde ficava situada a Secretaria Estadual de Agricultura, Abastecimento, Pesca e desenvolvimento do interior (SEAAPI - RJ) e alguns outros órgãos estaduais. Mas ao iniciar a pesquisa que fundamentaria o projeto, descobri uma história riquíssima e a verdadeira importância deste lugar que na verdade não era somente um parque e nem simplesmente um horto. Descobri que se tratava de um Jardim Botânico, ou seja, uma instituição responsável por preservar a biodiversidade do bioma local (Mata Atlântica e Restinga), desenvolver pesquisas ambientais e promover a Educação Ambiental. Ocupando uma área de 242.000 m², no coração do bairro do Fonseca, Niterói, RJ, este Jardim Botânico também abriga o Palácio Euclides da Cunha (provavelmente construído em 1913) e um valioso e extenso arboreto. Ambos foram tombados pelo INEPAC em 1991). Todo este patrimônio, recebe um grande número de pessoas diariamente, seja para trabalhar, caminhar, namorar ou para simplesmente contemplar a natureza.
Projeto Arquitetônico do Pavilhão de exposições agrícolas do Horto botânico
autor: Emile Depuy - fonte: Relatório Estadual de Fazenda, 1914.
Em 2005, o Jardim Botânico de Niterói completou 100 anos e eu fui convidada a participar da organização da exposição comemorativa. Fui responsável por dois painéis: Patrimônio Arquitetônico e Patrimônio Ambiental, além da programação visual do folder e de outros painéis da exposição ao lado de outros profissionais. Em 2006, esta exposição foi transformada em livro pelos organizadores e editado pela Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro - Jardim Botânico de Niterói - Um século de História e Meio Ambiente.




Folder da Exposição do centenário do Jardim Botânico de Niterói.

Jardim Botânico de Niterói - Palácio Euclides da Cunha

foto: Ana Rosa Vilella da Silva


Etlingera elatior

Etlingera elatior
Popularmente conhecida como Bastão do imperador, esta é uma das minhas flores preferidas.......